terça-feira, 17 de março de 2009

Lumus Mínima! Uma mágica chama física.

Para todos que conhecem a história do bruxinho mais fantástico do mundo, a capa de invisibilidade é um artigo dos sonhos para se ter no gurda-roupas. Mas, infelizmente, isso só existe no mundo mágico de Hogwarts, não é? Talvez não. Os bruxos podem ter varinhas mágicas e poções, mas nós, trouxas*, temos um truque mágico ao nosso lado: a física!

E agora, você me pergunta: tá, e o que isso tem a ver com a capa do Harry?
Então eu respondo: Pesquisadores da universidade de Tóquio fizeram demonstrações em 23 de outrubro de 2008 de como uma capa da invisibilidade funcionaria.
Um estudante vestiu essa capa que tem o mesmo material das telas de cinema. Ao ficar parado, as pessoas conseguiam ver o que estava atrás dele. Isso graças a um truque: a imagem do painel atrás do estudante havia sido capturada por uma câmera de vídeo e era projetada sobre a capa. O projeto é liderado pelo professor Susumu Tachi.


Apesar de J.K. Rowling ter criado um mundo inteiramente mágico, é errado pensarmos que tudo o que está lá deve permanecer lá, que não podemos trazer nada daquele mundo para as nossas vidas. Mas não é apenas a ciência que que fará isso, afinal J.K. ensinou lições morais e éticas que a ciência não seria capaz de nos ensinar, por isso o mundo de Harry Potter é tão fantástico, porque a ficção se funde com o real.

*trouxa: aquele que não é bruxo.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL833167-6174,00-PESQUISADORES+JAPONESES+SIMULAM+CAPA+DE+INVISIBILIDADE.html

Não deixem de participar da Haro do Planete 2009, dia 28 de março, das 20:30 as 21:30!Cadastre-se na Hora do Planeta! - PARTICIPANTE: Iasminy miny

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoreeeeeeeeeeeeei esse post sobre a capa *---* eu quero uma (l)

Vou desligar tudo aqui em casa também ;D he. amo voce (l)

lêê disse...

Nossa! Para alguém como eu, fanática por HP e por querer se tornar invísivel, isso é um sonho *-* Eu vou querer uma!

Anônimo disse...

[- Lee.] Em HP a ficção se funde com o real, e na realidade o real se funde com a ficção. Mas pra sermos invisíveis, haha, nem precisa de capa nenhuma, e nem mesmo da física, viss :D